quinta-feira, 13 de junho de 2019

Celebração de Santo Antônio no Projeto Força Feminina



Hoje, 13, comemora-se o dia do Santo Antônio, um dos santos mais populares da fé católica.

“Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal), em 1195, e faleceu em Pádua (Itália), no dia 13 de junho de 1231. Foi primeiramente religioso agostiniano e, depois, tornou-se franciscano. Chegou a conhecer São Francisco de Assis e com ele conviveu por um tempo. São Francisco o nomeou responsável pela formação dos frades, diante de sua grande capacidade intelectual e seu conhecimento teológico. É o santo junino com maior apelo popular. É chamado do Santo dos Pobres e também muito procurado como santo casamenteiro, por ter ajudado moças pobres a conseguirem os dotes para o casamento.”

Aqui na Bahia, especificamente em Salvador, essa tradição é muito forte e o Projeto Força Feminina não deixaria uma celebração como essa passar em branco. São anos realizando a “Reza de Santo Antônio” junto com as mulheres atendidas pela Unidade. Esse é um momento de fé, pedidos e agradecimentos.

Foram músicas, orações vinculadas aos ritos que a reza oferece, como: pedidos escritos em papéis e queimados no final para que a fumaça chegue aos céus e os pedidos sejam escutados/atendidos pelo Pai com intercessão de Santo Antônio; distribuição dos pãezinhos para que coloquemos na farinha, assim, gera prosperidade, riqueza...; o ritual do incenso para trazer bons fluídos.








Foi lindo esse momento de devoção!

Nenhum comentário: