segunda-feira, 17 de março de 2014

FORÇA FEMININA PARTICIPA DE SEMINÁRIO MUNICIPAL PARA SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS SOCIAIS

O Projeto ForçaFeminina, representado por Rose Salvador e Ir. Pilar participou no dia 20 de fevereiro do SEMINÁRIO MUNICIPAL PARA SUSTENTABILIDADE DE PROJETOS SOCIAIS, promovido pela SEMPS – Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza da Cidade do Salvador.
A programação do seminário foi composta por diversas entidades e temas propostos. Relatos impressionantes relacionados às experiências de voluntariado e parcerias da Fundação Lar Harmonia e da Paróquia Nossa Sra. da Luz; palestras sobre utilidade pública Municipal, Estadual e Federal; importantes informações sobre elaboração de projetos de capitação de recursos para área social, finalizando com uma brilhante palestra da Vice-Presidente da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos.
A Fundação Lar Harmonia proporcionou um relato impressionante da sua experiência de voluntariado. Essa entidade assiste a 450 crianças diretamente e concede atendimento médico ambulatorial a mais de 1500 pessoas por mês. Tendo a impactante marca de 90% da sua força de trabalho advinda do voluntariado. Outro excelente experiência relacionada a voluntariado é a da Paróquia Nossa Senhora da Luz. Esta paróquia é basicamente mantida pela comunidade do bairro da Pituba – bairro nobre de Salvador, mas se atêm a atender às comunidades carentes circunvizinhas, oferecendo 21 cursos distintos, atendimento jurídico, odontológico e psicológico gratuitos.
A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza da Cidade do Salvador – SEMPS na pessoa da Assessora de Projetos Sociais e Advogada Juliana Galerani nos trouxe informações esclarecedoras sobre os processos de como adquirir os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal. Vale ressaltar que, mesmo com tempo curto para ministrar tanto conteúdo, a SEMPS se coloca a disposição das entidades participantes, para quaisquer orientações no que tange ao processo acima descrito.
A Associação Brasileira de Capitação de Recursos - ABCR na pessoa da vice-presidente Fagna Freitas de Santana nos impressionou com alguns relatos de capitação, como no caso da casa da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e nos entusiasmou, profundamente, diante das possibilidades de Capitação de recursos demonstradas.
A Sra. Fagna iniciou a palestra falando sobre os pré-requisitos necessários para uma boa capitação de recursos; enfatizou a importância de se ter mais de uma fonte de recurso, para que se possapriorizar a independência e estabilidade. Um dos exemplos citados durante a palestra foi a história da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Instituição fundada em 1549 voltada para internamento e atendimento médico-ambulatorial, encontrava-se em momento financeiro difícil, onde através do processo de estudo a amadurecimento das técnicas de captação de recursos conseguiu captar 1,9 milhões de reais no ano de 2012.
Três pontos foram de muita importância nessa palestra, visto o nosso interesse institucional em relação aos processos de capitação de recursos. O primeiro ponto fala sobre a importância de uma equipe ou um (a) captador (a) de recursos, exclusivamente, voltada para a capitação. O (A) captador (a) ou equipe captadora deve estar disponível para viagens, agendamentos de reuniões, entrevistas, preparação para o encontro com potencial investidor– conhecer a empresa e o potencial investidor, criação de material institucional, elaboração de projetos, atenção ao editais lançadas, adequação desses projetos ao conteúdo exigido em edital e etc. Devido ao contingente e especificidade desse trabalho é que se faz necessário que o captador de recursos não acumule outras funções.
Outro ponto de importância ímpar foi o fato de a palestrante falar sobre uma instituição de nome GIFE - Grupo de Institutos Fundações e Empresas. A GIFEé uma organização sem fins lucrativos que reúne associados de origem empresarial, familiar, independente ou comunitária, que investem em projetos de finalidade pública. Hoje, a GIFE é uma referência nacional sobre investimento social privado e vem contribuindo para o desenvolvimento de Organizações similares em outros países.A Rede GIFE é marcada pela diversidade de seus investidores e reúne hoje 130 associados que, somados, investem por volta de R$ 2,4 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros. Para fomentar a captação de recursos, a GIFE promove anualmente um Congresso para estreitamento de laços entre investidores e captadores. Esse ano acontecerá o 8º Congresso GIFE que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de março de2014 – segundo a palestrante, excelente oportunidade para captação de recursos.
O último ponto comentado, foi sobre o FESTIVAL ABCR 2014 – O festival promovido pela Associação Brasileira de Capitação de Recursosé o maior encontro brasileiro de captadores de recursos. Será realizado entre os dias 19 e 22 de maio de 2014 no SESC Guarapari – Espirito Santo. A proposta dos 4 (quatro) dias do festival é fazer uma espécie de imersão / aprendizagem de captação de recursos para organizações de sociedade civil.

É muito importante, que institucionalmente se estimule a participação em eventos como esses. A troca de conhecimentos e contatos feitas nos possibilita caminhar em direção a outras possibilidades de recursos. Aprender o processo de captação de recursos nos prepara um futuro mais sadio, independente e estável. Temos a missão e com ela a causa que motiva aos investidores. Nós é que devemos escolher a marca que pode caminhar ao nosso lado! E para tanto, é preciso investimento e preparo.

Nenhum comentário: