quinta-feira, 20 de março de 2014

Força Feminina assessora Espaço Viva Mulher em Feira de Santana

A Rede Oblata de Pastoral desde a Unidade Força Feminina em Salvador vem assessorando o Espaço Viva Mulher em Feira de Santana. Este espaço iniciou seus trabalhos em 2012 e em 2013 solicitou uma assessoria da Instituição no intuito de acompanhar o processo de aproximação das mulheres inseridas em contexto de prostituição em Feira de Santana e o processo de formação e constituição da equipe de trabalho.

O objetivo do encontro no último dai 15 de março foi de possibilitar espaço de formação de trabalhadores sociais e voluntários/as acerca da temática da prostituição, exploração sexual e tráfico de pessoas. Os objetivos específicos eram: Aproximar da realidade da prostituição e do mundo no qual as mulheres estão inseridas; compreender os mecanismos e estruturas da prostituição e realizar uma proposta de trabalho e ação com mulheres em situação de prostituição.
Neste primeiro encontro houve uma sensibilização para o trabalho com esta realidade sendo trabalhado a sensibilização e alguns conceitos importantes tais como: prostituição e diversidade de contextos, exploração sexual e abuso sexual, além deste temas foram trabalhados de que forma se aproximar desta realidade e como ir pensando formas concretas de ação.

Ao final do encontro foi realizada uma avaliação e verificou-se a importância da Unidade Força Feminina continuar neste processo de assessoramento e acompanhamento. Este acompanhamento deve ser realizado a partir de dois eixos: primeiro, aproximação das mulheres e formação, segundo formação e constituição da equipe de trabalho. 

Nenhum comentário: