segunda-feira, 1 de julho de 2013

Unidade Força Feminina participa de Diálogo de Saberes


 Iniciativa do Ministério Público da Bahia, o evento intitulado Diálogo de Saberes trata-se da articulação com a academia e com a sociedade civil, para trazer uma política de discussão, reflexão e troca de experiências na tentativa de compreender por outras lentes a complexidade dos fenômenos que impactam o sistema de justiça e a atuação ministerial. O evento propõe a troca de saberes acadêmicos e populares que traz por consequência a produção de conhecimentos interdisciplinares que favoreça a práxis profissional do Ministério Público.

E na sexta-feira do dia 28 de junho, a Unidade compareceu ao CEAF, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional, partilhando a experiência do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor e da Rede Oblata, com o trabalho junto às mulheres em situação de prostituição. Com a presença de representações do governo, da Prefeitura Municipal, SPM – Superintendência de Politicas para as Mulheres Estadual e Municipal, além de membros da sociedade civil como um todo, o evento garantiu o fortalecimento das redes de parcerias para o atendimento à mulher e o mais importante, a busca pela redução da invisibilidade a que as mulheres em situação de prostituição estão condicionadas.

Com a fala de Fernanda Priscila, coordenadora da Unidade e de quatro mulheres atendidas, temas como violência, dificuldade de acesso às redes de atendimento e a invisibilidade da realidade da prostituição foram levantados. O evento possibilitou ainda a partilha e escuta dos presentes que trouxeram suas contribuições e reflexões.
Um dos frutos do momento foi o fortalecimento das parcerias, inclusive o estreitamento das relações com o GEDEM - Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher, além de propostas de ampliação do trabalho da Unidade em comunidades aonde a incidência da prostituição vem representando um problema social, no que diz respeito à inserção de mulheres e jovens nesse contexto.

 

Nenhum comentário: