terça-feira, 4 de junho de 2013

Grupo Mobilização e Luta: em busca da conquista de direitos

Os encontros são marcados por discussões de temas específicos referentes aos direitos das mulheres.
No processo de organização e luta pelo direito à moradia, um grupo de 20 mulheres que são acompanhadas pela Unidade Força Feminina vem se reunindo no intuito de fortalecerem-se neste processo. Este é o segundo grupo que está nesta caminhada de luta pela moradia.

Em 2012, a Unidade acompanhou um grupo de 20 mulheres e neste ano segue acompanhando outro grupo. Neste processo, acontecem reuniões quinzenais na Unidade Força Feminina e no Movimento de População de Rua. As reuniões que acontecem na Unidade são nas sextas feiras e no Movimento de População de Rua aos sábados.

Os encontros são marcados por discussões de temas específicos referentes aos direitos das mulheres. No dia 24/05, aconteceu mais um encontro com a presença significativa de 18 mulheres, tendo como tema específico: Direitos e deveres das mulheres. Neste espaço, as mulheres puderam trazer a tona seus conhecimentos em relação à seus direitos e deveres e também aprofundar a importância de se organizarem para lutar por estes direitos. Reconheceram que neste processo mulheres e homens tem deveres comuns e, portanto, responsabilidade. Um exemplo foi pensar o processo de responsabilidade de cuidado com os/as filhos e filhas, além dos afazeres domésticos. Pensaram ainda no processo de luta pelo fim da violência contra as mulheres.

O espaço de organização politica requer tempo e atenção, rever deveres e reconhecer direitos e a partir dai estabelecer espaços de luta pela garantia destes. Neste sentido, mulheres da Unidade Força Feminina seguem lutando, se organizando, se politizando.


 

Nenhum comentário: