terça-feira, 26 de março de 2013

Força Feminina em parceria com CTA e Distrito de Saúde do Centro Histórico disponibiliza teste rápido de HIV para mais de 30 pessoas do Centro Histórico de Salvador


Pelo menos 45 pessoas marcaram presença no evento realizado pela Unidade Força Feminina na manhã do dia 25 de março de 2013. O objetivo da ação “Fique Sabendo” foi possibilitar aos moradores do Pelourinho, em especial, pessoas que fazem parte dos chamados grupos vulneráveis, a exemplo dos usuários de drogas, a sair da zona da dúvida e diminuir os casos não notificados. A intervenção visava um diagnóstico precoce a fim de promover um tratamento adequado ao paciente através do testes rápidos anti-HIV assim como testes de sífilis e hepatites virais.

Uma estrutura foi montada na Unidade do Força Feminina objetivando a garantia de um  atendimento sigiloso, respeitando as normas de biosegurança, privacidade e ética profissional. Salas de atendimento individual, espaço aberto para demonstração visual de como utilizar a camisinha feminina e masculina, palestras educativas, aconselhamento e distribuição de preservativos foram às ações desenvolvidas durante todo o dia. Os presentes puderam esclarecer suas dúvidas acerca das DST’s e forma de transmissão, assistir e se divertir com a exibição dos vídeos lúdicos e educativos reproduzidos pela equipe do CTA.

Os testes, para conhecer o estado sorológico do paciente, foram realizados de forma simples, em apenas 20 minutos a equipe disponibilizou aos presentes os resultados. O exame consiste em um pequeno furo na ponta do dedo. Para o caso da pessoa optar por fazer os testes para as três doenças foi necessária uma rápida coleta de sangue, já que nos casos de hepatites e de sífilis é necessário o encaminhamento para confirmação.
Os casos com resultado positivo foram imediatamente encaminhados para atendimento médico no SEMAE – Serviço Municipal de Assistência Especializada. A ação “Fique Sabendo” foi uma parceria entre a Unidade Força Feminina, CTA e o Distrito de Saúde do Centro Histórico. O evento contou com a presença de 17 profissionais da área de saúde entre Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Bioquímicos, Assistente Sociais, Psicólogos, Orientadores Sociais e Agentes Comunitários de Saúde.
O evento contou com a presença de 24 mulheres acompanhadas pelo projeto sendo que 22 realizaram os testes e 2 optaram em acompanhar as palestras e o aconselhamento. Uma das mulheres acompanhada ressaltou a importância de tal ação e sinalizou que tomou coragem para saber se tem ou não o vírus após 8 anos de dúvida, “sempre tive receio de ir ao CTA e sofrer algum tipo de preconceito, caso alguém conhecido me encontrasse lá, mas aqui não, aqui é diferente, o fato do evento está sendo realizado aqui no Força Feminina me deixa mais tranqüila e confiante de que serei bem assistida” Relata.

Nenhum comentário: