sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Outubro Rosa no Projeto Força Feminina




Neste Outubro Rosa, mês internacional de conscientização do câncer de mama, colocar o tema em pauta é tão necessário quanto importante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este tipo de câncer é o que mais atinge as mulheres. Só em 2019, a incidência prevista é de 59.700 mulheres diagnosticadas, o que resulta em uma taxa de 51,29 casos a cada 100 mil.

Em sinergia com Outubro Rosa abraçamos o cuidado integral da Mulher, refletimos para além do Câncer de Mama, o cuidado com o corpo, a mente e alma. Mas também, aspectos socioculturais relacionados ao gênero como: vários tipos de violências, sexualidade, aleitamento materno e planejamento familiar que são temáticas discutidas no Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, o PAISM - uma luta de anos para afirmar que pensar na mulher não é apenas refletir a saúde sexual e reprodutiva.

O PAISM modernizou o discurso oficial da saúde diagnosticando a realidade complexa da saúde das mulheres e alargando a oferta de ações de assistência com avançados princípios da autonomia decisória das mulheres e dos casais sobre sexualidade e maternidade. Para isso, incentivou as práticas educativas que passaram a integrar o elenco das ações oferecidas como rotina do cuidado à saúde com o objetivo de garantir maior participação das mulheres nas decisões e condutas diagnosticas e terapêuticas, além de incidir sobre as relações assimétricas de poder existentes entre profissionais de saúde e mulheres.” (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - 2013)

Durante todo mês o Projeto Força Feminina desenvolveu ações voltada para esse  cuidado integral, contando com a colaboração de parceiros da Rede, mas também participamos de eventos externos para sensibilização da causa.

Seguem:

- Semana Criativa: rodas de conversas, formações com o Posto de Saúde São Francisco, roda viva, espiritualidade refletindo sobre o cuidado com o corpo, pré-atendimentos no Cantinho da Beleza explanamos a importância de acesso a direitos à saúde.
- Participação no Programa Dedinho de Prosa com Heloísa Pires na Rádio Excelsior 
- Participação na 2ª Semana de Visibilidade da Mulher na Faculdade de Direito na UFBA com o tema: "P(a)uta em debate: Regulamentação, saúde e violência na prostituição"
- Aniversariantes do mês sobre o cuidado









Nenhum comentário: